Gran PalazZoo

O que você precisa saber antes de adotar um pet

O ato de adotar um pet é um enorme gesto de amor, e se você está pensando em realizar este

O que você precisa saber antes de adotar um pet

Primeiramente você sabe o que precisa saber antes de adotar um pet?

Em outras palavras, o ato de adotar um pet é um enorme gesto de amor, e se você está pensando em realizar este sonho, parabéns!!! Atualmente existem no Brasil milhões de cães e gatos à procura de um lar, à procura de uma família que os acolha e lhe dê muito amor e carinho.

Mas o que você precisa saber antes de adotar um pet? 

Adotar um pet é muito além do que ter animal em casa. Com certeza você vai ter um novo integrante na família. E justamente este novo integrante possui algumas necessidades importantes que precisam ser atendidas. Por isso, vamos listar  sete tópicos importantes sobre o que você precisa saber antes de adotar um pet.

1 – Consenso em casa

Como mencionamos anteriormente, adotar um pet é trazer para dentro da sua família um novo integrante. E para isso, é imprescindível que todos na família estejam cientes e concordem com o fato, pois todos farão parte do círculo de convivência com o pet. Alguns mais outros menos, mas independente de qualquer fator, todos tem que concordar para uma convivência harmoniosa.

2 – Ambiente adequado para adotar um pet

É muito importante antes de adotar um pet, avaliar o ambiente onde ele vai viver. Devemos pensar em vários fatores como: moro em casa ou apartamento? Temos espaço para ele correr, pular, brincar, realizar suas atividades físicas? Temos local adequado para o mesmo realizar suas necessidades fisiológicas? Se trabalharmos fora o dia todo, será que ele não ficará estressado pelo fato de ficar muitas horas sozinho?  Se temos hábito de viajar, podemos levá-lo? Temos tempo para levar para passear ou caminhar?

3 – Tempo de vida

Você sabia que em média os cães vivem de 10 a 15 anos e os gatos de 15 a 20 anos?

Claro, vários fatores influenciam nesta questão como raça, tamanho, alimentação, estilo de vida. Mas o que queremos chamar atenção é que com o passar dos anos, o comportamento e as necessidades dos pets mudam e isso vai atingir drasticamente no estilo de vida tanto deles quanto na sua. Novos cuidados e preocupações terão que ser atendidos. Portanto, ao adotar um pet, tenha em mente que a permanência dele no seu leito familiar pode ser longa, e não devemos jamais simplesmente nos desfazer deste ser. Portanto, ter um pet é um compromisso para toda a vida.

4 – Cuidados veterinário

Os pets, assim como nós, precisam de cuidados médicos. Por isso, precisamos ter em mente que a preocupação com a saúde deles deve ser levado em consideração no momento da adoção. Estes cuidados devem ser mantidos durante toda a vida do pet, seja com consultas periódicas, vacinas, vermífugos entre outros. Também vale destacar os cuidados com a estética do pet.  Importantíssimo também é a preocupação com a castração do pet, caso não tenha interesse na vida reprodutiva. O ato de castrar, também é um ato de amor, pois além de evitar gestações indesejadas podendo estas colocar em risco a vida da fêmea, também previne inúmeros problemas de saúde como câncer ou infecções uterinas.

5 – Custos

Este novo integrante, vai gerar uma demanda que com certeza promoverá um aumento nas despesas da sua casa. Assim como gastos com alimentação, medicamentos, vacinas, consultas veterinárias, acessórios, pet shop, etc. Fatores como espécie, raça, tamanho e sexo também influenciam, sem contar que imprevistos podem acontecer como acidentes ou problemas de saúde inesperados. Por isso, devemos avaliar antes de realizarmos a adoção do pet, para que a questão financeira não seja motivo que venha a fazer você se desfazer do seu pet.

6 – Conheça o comportamento do pet

Cada ser é único no mundo. Por mais parecidos que possam ser, cada cão ou gato é um ser exclusivo, com seu comportamento e personalidade individual. Uns podem ser calmos, carinhosos e tranquilos. Por outro lado, outros são agitados, gostam de chamar atenção, precisam gastar energia por terem excesso. E tem os que são ranzinzas, ou até mesmo bravos e agressivos. Por isso, é muito importante conhecer o comportamento do pet a ser adotado, pois é muito frustrante você trazer um para dentro de casa e o seu comportamento não ser adequado para sua realidade. Definitivamente não queremos que o ato de adoção se torne um problema tanto para a família quanto para o pet. Por isso, observe bem o comportamento antes da adoção.

7 – Razão ou emoção

Observando todos estes tópicos, percebemos que chegamos em uma encruzilhada para decidir, certo? Mas qual fator devemos usar para decidir, razão ou emoção? Sabemos que toda decisão tomada no calor da emoção, pode nos fazer não enxergar situações óbvias a curto, médio e principalmente longo prazo. Por isso, nada deve ser decidido por impulso ou levando apenas em consideração o amor que temos pelos animais. E por se tratar de um ser vivo, isso se torna ainda mais importante. Portanto, tenha calma, pense bem, avalie estas informações para aí sim tomar a decisão mais adequada para a sua realidade.

Caso chegue à conclusão que ainda não tenha condições para ter um pet, mas gostaria muito de poder ajudar, existem inúmeras ong’s e pessoas envolvidas na causa animal da qual você poderá auxiliar de alguma forma.

Esperamos ter ajudado você a esclarecer suas dúvidas sobre o que você precisa saber para adotar um pet. 

Caso ainda tenha mais dúvidas, ou queira deixar comentários ou sugestões, ficaremos muito felizes em recebê-los. 

Caso tenha gostado, ou pretende ajudar outras pessoas com as mesmas dúvidas, compartilhe este post. Com certeza estará de uma outra forma ajudando um pet que precisa de um lar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie uma mensagem para nós!