Consultório
Veterinário

Consultório Veterinário

vacina granpalazzoo

Consultório Veterinário

Para você que ama pet como nós, sabemos o quanto é importante a proteção da saúde deles. Pensando nisso, o Gran PalazZoo Centro Pet, trabalha com foco voltado a prevenção de doenças, muitas vezes fatais ou mesmo que podem causar graves sequelas aos cães e gatos.

Hoje contamos com consultório veterinário, onde além de consultas, coleta de materiais para exames, também dispomos de completa linha de vacinas importadas para cães e gatos com aplicação exclusiva por médico veterinário.

Redes Sociais

Vacinas para Cães

granpalazzoo vacina caes

Vacinas para Cães

Vacinas são produtos biológicos desenvolvidos em laboratórios, que tem a capacidade de estimular o sistema imune do organismo a produzir as defesas contra algumas doenças em específico.

Para cães e gatos, existem inúmeras doenças que podem ser prevenidas com a administração de vacinas, promovendo assim uma proteção à saúde e o bem estar do pet.

Segue abaixo alguns protocolo de vacinas para prevenção de doenças:

Vacinas Polivalentes

Estas vacinas previnem doenças como CINOMOSE, PARVOVIROSE, LEPTOSPIROSE, HEPATITE INFECCIOSA CANINA, entre outras. No mercado é possível encontrar inúmeras marcas comerciais dos mais variados laboratórios, sejam elas importadas ou nacionais.

De acordo com a quantidade de agentes que elas possuem em sua composição, podem ser classificadas como v6, v8, v10 e assim por diante.

Basicamente, o protocolo inicial de vacinação a um filhote de cão com este tipo de vacina, deve-se iniciar com 45 dias de idade, sendo preconizada ao menos 3 doses, com intervalo de 21 dias da primeira para segunda dose, e mais 21 dias da segunda para terceira dose. Após a terceira dose, recomenda-se reforço anual de uma dose.

Animais com idade superior a 45 dias de idade, que ainda não foram vacinados ou caso não se saiba histórico de vacinas, recomenda-se iniciar protocolo como o de filhotes.

É muito importante respeitar estes intervalos de aplicação, para que a imunidade seja produzida de maneira eficaz. Vale lembrar que para um pet receber as vacinas, precisa estar com boa saúde, livre de qualquer sinal clínico de doenças. Por isso, a importância das vacinas serem aplicadas apenas por médico veterinário, pois este irá examinar a saúde do pet antes de aplicar a vacina.

Vacinas Antirrábicas (Protege contra Raiva)

A Raiva, é uma doença causada por um vírus que ataca o sistema nervoso dos mamíferos e que não possui cura. Para cães, o protocolo da vacina antirrábica, deve ser feito a partir do terceiro mês de idade com uma única dose. É recomendado o reforço anual para se manter a imunidade contra esta doença sem cura.

Animais com idade superior a 90 dias, ou que não se tenha conhecimento do histórico de vacinas, recomenda-se a aplicação o mais breve possível.

Vacinas para Giardia

A giardia ou giardíase é uma doença causada pelo protozoário Giardia intestinalis (G. lamblia ou G. duodenalis), um parasito intestinal que acomete cães, gatos, os seres humanos além dos animais de produção. Causa problemas como vômito, diarreia amarelada com estrias de sangue, sendo que para animais de pequeno porte podem matar por desidratação.

O protocolo de vacinação para prevenção desta doença, consiste basicamente em 2 doses da vacina, sendo a primeira aplicada a partir de 58 dias de idade, e a segunda dose aplicada 21 dias após a primeira. Recomenda-se reforço anual de uma dose. Animais com mais de 58 dias de idade, que não foram vacinados ou que não se conheça o histórico de vacinas, deve-se iniciar protocolo como o de filhotes. Lembrando que os pets devem estar saudáveis, sem sinais clínicos de doenças para serem vacinados.

Vacinas para Tosse dos Canis

A tosse dos canis, também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina, é uma doença de caráter agudo, altamente contagiosa, que acomete particularmente as vias aéreas superiores de cães. A doença normalmente aparece de forma súbita e tem como principais características clínicas a ocorrência de episódios de tosse associados à dificuldade respiratória (dispneia).

Existem várias vacinas no mercado para prevenção desta doença, algumas com aplicação intra nasal, ou seja, instilado gotas dentro das narinas dos cães, outras com aplicação injetável, podendo haver necessidade de aplicação de uma segunda dose de reforço 21 dias após a primeira dose. Independente de qual forma de aplicações foi escolhida, deve-se fazer reforço anual. Dependendo do laboratório, a dose inicial pode ser aplicada de 42 a 58 dias de idade. Na dúvida, consulte o médico veterinário de sua preferência sobre estas questões.

Vacinas para gatos

Os gatos também possuem doenças específicas que podem ser prevenidas com vacinas. Algumas destas doenças não possuem cura, podendo levar o pet a óbito ou possuir sequelas gravíssimas promovendo um sofrimento gigantesco para o felino como também para o tutor.

Segue abaixo alguns protocolos de vacinas para gatos:

Vacinas para Gatos

Os gatos também possuem doenças específicas que podem ser prevenidas com vacinas. Algumas destas doenças não possuem cura, podendo levar o pet a óbito ou possuir sequelas gravíssimas promovendo um sofrimento gigantesco para o felino como também para o tutor.

Segue abaixo alguns protocolos de vacinas para gatos:

Vacina Tríplice Viral Felina

 A partir de 56 dias de idade, os gatinhos já podem ser vacinados com a vacina Tríplice Viral Felina (V3), que auxilia na prevenção de doenças como a rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia.

O protocolo consiste em duas doses, sendo a segunda dose aplicada de 21 a 30 dias após a primeira dose. É recomendado reforço anual de uma dose.

Importante informar que para receber a vacina, o pet tem que estar saudável, sem sinais clínicos de qualquer doença. Caso o felino tenha idade superior a 58 dias e ainda não foi vacinado ou não se conhece o histórico de vacinas, recomenda-se que se inicie um protocolo o mais rápido possível.

Vacina Quádrupla Viral Felina

A partir de 56 dias de idade, os gatinhos já podem ser vacinados com a Vacina Quádrupla Viral Felina (V4), que auxilia na prevenção de doenças como a rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia e também da clamidiose.  A clamidiose é uma infecção altamente contagiosa que afeta o trato respiratório e ocular dos gatos, provocando sintomas como os da conjuntivite e da rinite no animal.

O protocolo consiste em duas doses, sendo a segunda dose aplicada de 21 a 30 dias após a primeira dose. É recomendado reforço anual de uma dose.

Importante informar que para receber a vacina, o pet tem que estar saudável, sem sinais clínicos de qualquer doença. Caso o felino tenha idade superior a 58 dias e ainda não foi vacinado ou não se conhece o histórico de vacinas, recomenda-se que se inicie um protocolo o mais rápido possível.

Vacina Quíntupla Viral Felina

A Vacina Quintupla Viral Felina (V5) auxilia na prevenção das doenças causadas pelo vírus da rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e a bactéria Chlamydia psittaci, além da leucemia felina (Felv).

Protocolo inicial deve ser feito a partir de 56 dias de idade, sendo a segunda dose da vacina aplicada de 21 a 30 dias após a primeira dose. Após isso, recomenda-se reforço anual de uma dose apenas. Vale lembrar que é recomendado a realização de exames para se saber se o felino já teve contato com o vírus da leucemia felina (Felv), antes da aplicação da vacina quíntupla (V5).

Vacina Antirrábica para Gatos

Como já explicado anteriormente, a vacina que auxilia na prevenção da raiva, também deve ser aplicada em felinos com idade superior a 90 dias de idade, sendo recomendado apenas uma única dose, devendo-se fazer reforço anual.

Vale reforçar que, toda vacina deve ser aplicada por médico veterinário. Ele é o único profissional capacitado em poder examinar o pet e constatar se o mesmo está saudável, apto para receber as vacinas que são necessárias para a proteção de sua saúde.

Como existem inúmeras marcas comerciais de vacinas no mercado, tentamos de uma maneira simples e objetiva apresentar os protocolos básicos, lembrando que pode haver variação de acordo com o laboratório fabricante assim como a recomendação do médico veterinário.

Caso tenha dúvidas, fique à vontade de nos enviar uma mensagem através da página de contatos ou pelo nosso whatsapp.

Envie uma mensagem para nós!