Gran PalazZoo

Os pets e a nossa saúde mental

Os Pets e a Saúde Mental

Os pets e a nossa saúde mental

Antes de mais nada, você sabe qual a relação entre os pets e a nossa saúde mental?

O Brasil tem a quarta maior população de Pets do mundo. 

Quem teve ou tem animal de estimação sabe que o vínculo estabelecido com ele é especial, pois envolve muito amor e dedicação.

Mas, você sabia que ter um PET trás efeitos positivos para a saúde física e mental?

Definitivamente, a relação entre os pets e a nossa saúde mental é muito forte. Isto porque, o vínculo que temos com eles é originário de muitos séculos atrás.

Atualmente, muitas pesquisas já indicaram que donos de pets são menos afetados por doenças como as cardíacas. Esse resultado pode estar relacionado com os cuidados com Pet. Por exemplo, os cuidados do dia a dia e até levar os cães para um passeio, podem ser ótimos exercícios físicos.

Somado a isso, outro ganho importante, não apenas na relação entre os pets e a nossa saúde mental, é também na relação entre humanos e os Pets é a melhora da comunicação não verbal.

Ou seja, isso se dá quando interpretamos os sinais não verbais como a linguagem do corpo e visual. Também por meio disso reconhecemos as necessidades e as intenções dos outros. Inegavelmente, nós aprendemos isso com os Pets.

Surpreendentemente, essa comunicação não verbal é muito usada na infância. Em outras palavras é uma comunicação mais primitiva. Entretanto com o passar do tempo, ela vai ficando de lado, principalmente quando aprendemos a falar.

Todavia, quando convivemos com Pets exercitamos mais esta comunicação.

Somado a isso, pode ser muito útil para melhorar a convivência com as pessoas.

 Segurança, Conforto e Apoio Emocional

Definitivamente, é grande a relação entre os pets e a nossa saúde mental, sendo que ela vai muito além.

Um outro exemplo é no caso do isolamento social. Sendo este um sintoma muito frequente nos transtornos mentais.

Todavia, a sensação de segurança, conforto e apoio emocional que os animais de estimação nos oferecem são muito úteis para estes e outros tratamentos psicológicos.

De acordo com as pesquisas recentes sobre a resistência ao tratamento da depressão, os pacientes psiquiátricos foram encorajados a adotar PETS. Alguns toparam a proposta, outros não.

A partir disso, os participantes foram divididos em grupos, e os resultados apresentados mostraram uma melhora significativa nos sintomas de depressão nos pacientes que adotaram os Pets.

Isto se deu principalmente pelo fato do paciente criar afeto ao pet, e principalmente se preocupar com o que poderia acontecer com o pet, caso ele viesse a morrer.

Portanto, a relação entre humanos e Pets tem se mostrado um enorme ganho para ambos!

 Conte para nós sua experiência com Pets! Queremos muito conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie uma mensagem para nós!